PARQUE DAS TRIBOS LUTA PELOS DIREITOS DE SEUS MORADORES

Primeiro bairro totalmente indígena de Manaus acolhe famílias de diversas etnias

LABF5
2 min readJun 27, 2023
Foto de Neto Ramos/Coaib / Reprodução: Colabora

Localizada na Zona Oeste de Manaus, nos limites da área territorial conhecida como Cidade das Luzes, a comunidade Parque das Tribos é um espaço multiétnico que é exemplo de resistência e união entre os povos indígenas. Fundada em 2014, a comunidade é resultado da união de diversas famílias através do casal João Diniz de Albuquerque, da etnia Baré, e Raimunda da Cruz Ribeiro, da etnia Kokama.

A família chegou a Manaus na década de 1980, e inicialmente se deslocaram em torno da rodovia BR-174, posteriormente ocupando uma área próxima à margem do rio Tarumã Açu, onde se estabeleceram. Atualmente a comunidade conta com mais de 700 famílias de 35 etnias diferentes, e cada uma delas mantém os seus costumes e idiomas tradicionais. Em 2019 foi finalmente reconhecida como o primeiro bairro totalmente indígena da cidade de Manaus.

No decorrer de seus quase 10 anos de existência, o Parque passou por dois processos de reintegração de posse, as ações foram movidas pelo empresário Hélio De Carli, que afirma ser o proprietário da área em questão. Porém as execuções não foram realizadas devido à intervenção de recursos movidos pela FUNAI, do Ministério Público Federal, e da Defensoria Pública da União, além do movimento organizado pelos representantes da comunidade.

Após anos de luta dos moradores para fazerem valer seus direitos, o bairro começou a receber investimentos públicos municipais, como a inauguração da Escola Municipal Santa Rosa II, além da construção da primeira unidade básica de saúde voltada para o atendimento das famílias. Recentemente, o Parque firmou uma parceria com o TRE para a tradução das informações oficiais, transmitidas pelo Tribunal, para as línguas indígenas locais. O Termo de Cooperação Técnica foi assinado em solenidade na sede do TRE, onde foram reunidos líderes do órgão judiciário, do Instituto de Direito dos Indígenas e do Parque das Tribos.

Atualmente, a comunidade está comprometida em ouvir as vozes de todos, indígenas e não-indígenas, proporcionando ações em prol da integração e desenvolvimento social da comunidade, a transmissão de conhecimentos ancestrais e manutenção das tradições, promovendo o diálogo e a conscientização sobre suas questões, buscando oportunidades para um desenvolvimento sustentável que respeite os direitos e a dignidade da comunidade indígena.

Em suma, o Parque das Tribos possui uma grande relevância social, já que promove o diálogo e conscientização das causas indígenas, difundindo essa pauta dentro da capital amazonense, é um espaço que apoia e ampara estas etnias, ajudando a preservar os saberes ancestrais dentro de um espaço urbano.

--

--

LABF5

O LabF5 publica conteúdo desenvolvido por estudantes do curso de Jornalismo da Ufam e colaboradores. E-mail: contato.labF5@gmail.com